16:14

HPV
Olá pessoal, hoje estamos aqui para falar de uma doença que se chama Condiloma Acuminado ou HPV(Human Papilloma Viruses). Sabemos que os maiores meios de comunicação, o rádio e a televisão, costumam dar ênfase ao HIV/AIDS mas vamos falar hoje desta doença, que de acordo com a OMS(Organização Mundial da Saúde), mais de 80% da população mundial tem.
Esta doença é uma infecção causada por um grupo de vírus HPV , que determinam lesões papilares (elevações da pele) as quais, ao se fundirem, formam massas vegetantes de tamanhos variáveis, com aspecto de couve-flor também conhecidas como, jacaré de crista, crista de galo ou verruga genital.
Os locais mais comuns do aparecimento destas lesões são a glande, o prepúcio e o meato uretral no homem e a vulva, o períneo, a vagina e o colo do útero na mulher.
Com alguma frequência a lesão é pequena, de difícil visualização à vista , mas na grande maioria das vezes a infecção é  inaparente, sem nenhuma manifestação detectável pelo paciente, por isso a importância de nós  estarmos sempre fazendo exames preventivos, tanto homens quanto mulheres, pois esta doença geralmente não tem sintomas e nós mulheres já somos assintomáticas em relação a DST.
HPV é o nome de um grupo de virus que inclue mais de 100 tipos. As verrugas genitais ou condilomas acuminados são apenas uma das manifestações da infecção pelo virus do grupo HPV e estão relacionadas com os tipos 6,11 e 42, entre outros. Os tipos 2, 4, 29 e 57 causam lesões nas mãos e pés que são verrugas comuns. Outros tipos tem um potencial maior do que os outros de desenvolver cancêr HPV tipo 16, 18, 45 e 56 e são os que tem maior importância clínica.
 Transmissão
*Contacto sexual íntimo (vaginal, anal e oral). Mesmo que não ocorra penetração vaginal ou anal o vírus pode ser transmitido.
*O recém-nascido pode ser infectado pela mãe doente, durante o parto.
*Pode ocorrer também, embora mais raramente, contaminação por outras vias que não a sexual : em    banheiros, saunas, instrumental ginecológico, uso comum de roupas íntimas, toalhas etc.
Período de Incubação
Semanas à anos. Como não é conhecido o tempo que o virus pode permanecer no estado latente e quais os fatores que desencadeiam o aparecimento das lesões, não é possível estabelecer o intervalor mínimo entre a contaminação e o desenvolvimento das lesões, que pode ser de algumas semanas até anos ou décadas.
Tratamento
O tratamento visa a remoção das lesões que são as verrugas, condilomas e lesões do colo uterino eventualmente, as lesões desaparecem espontaneamente.
Os tratamentos disponíveis são locais cirúrgicos, quimioterápicos, cauterizações e etc.
Não existe ainda um medicamento que erradique o vírus, mas a cura da infecção pode ocorrer por ação dos mecanismos de defesa do organismo.

Fique atento, pois a camisinha não protege 100%, mas é muito importante o uso do começo ao fim da relação.

Assistam o vídeo abaixo, que mostra uma reportagem sobre o HPV.




Vídeo retirado do site jornal hoje no dia 28 de outubro de 2009
Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1069041-7823-MAIS+DE+DA+POPULACAO+MUNDIAL+TEM+O+VIRUS+DO+HPV,00.html

0 Responses to " "

Postar um comentário