Este vídeo mostra um depoimento de uma mulher que não quis se identificar contraiu uma doença que é uma infestação da região pubiana causadas por um inseto do grupo dos piolhos e cuja única manifestação é o intenso prurido que causa. Pode acometer também os pelos da região do baixo abdome, ânus e coxas.

Nome da doença: CHATO

TRANSMISSÃO:
Principalmente pelo contato sexual com pessoa infestada, podendo ocorrer também através do uso comum de vestimentas, toalhas, vasos sanitários etc.

13:39

Prevenir Ainda é o Melhor Remédio
 Esta resenha aborda sobre aborda sobre DST e formas de prevenção. Para tratarmos do assunto pesquisamos dados em vários meios de comunicação. Contamos ainda com uma reportagem divulgada pela emissora de televisão- Globo- que relatou a parceria da Igreja Católica e Ministério da saúde, contra a AIDS . Com uma pesquisa realizada no centro de Ensino médio 01 do Gama com alunos de 1º e 2º, realizada com 126 alunos. Também com a campanha “Fique Sabendo” veiculada em várias emissoras na qual participa a ex- jogadora de vôlei, Leila .

  De acordo com a reportagem emitida pela Globo, a parceria feita pelo Ministério da Saúde com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgada no dia 22 de outubro de 2009, resultou em campanha para incentivar o teste de AIDS entre os fiéis.
  Se de um lado a iniciativa favorece a precaução dos que eventualmente se identificam soropositivos, por outro a Igreja Católica ainda se mantém contra o uso de preservativos que ainda é a melhor forma de prevenção da AIDS e outras DST.
  Segundo o líder da CNBB “As coisas não se misturam. A Igreja sempre trabalhou com suas metodologias próprias e na promoção dos valores do amor, da família e da fidelidade.”
  Em pesquisa feita pelo grupo, que tinha como objetivo avaliar o nível de informação que os adolescentes tem sobre o assunto, DST.
  O resultado foi considerado satisfatório para todos, pois, constatamos que grande parte dos alunos que responderam as perguntas sabe o que são as DST, como prevenir e a importância da prevenção.
  A campanha “Fique Sabendo” tem como principais objetivos conscientizar a população sobre a importância do exame e diminuir o preconceito em relação ao HIV/AIDS.
  Nesta campanha a jogadora de vôlei diz “Fiz o exame porque quero ser mãe.” Diz ainda que “A melhor maneira de se prevenir é o uso da camisinha”.
  Portanto, devemos sempre seguir essa linha de raciocínio, de que os casos de doenças estão cada vez mais freqüentes, porém, as formas de prevenção, mostradas em todo o desenvolvimento do trabalho, são eficazes se usadas adequadamente.

Vídeo criado pelo nosso grupo.

13:55



Charge que o nosso grupo criou, que fala de lesões, que são um dos sintomas de DST.


23:38

Olá, tudo bem com vocês? Espero que sim!
Pois é, estávamos andando por aí, nesses sites da vida e achamos um mapa da AIDS.
Achamos interessante e resolvemos postar. =]


Fonte: http://www.agenciaaids.com.br/Mapa_aids.htm

22:50

Uma notícia rápida e interessante. =] Obama libera a entrada de portadores de HIV.

Hoje, mais uma vez assistindo um jornal, outra notícia legal.
Não deu pra pegar muito bem pela televisão, aí partimos para a pesquisa novamente.

O presidente Barak Obama, anunciou ontem (30-10-2009) o fim de uma lei discriminatória que impede soropositivos de entrar no país. A ordem deve ser oficializada na segunda-feira (02-11-2009) e entrará em vigor no início de 2010. Genteeee, é  inacreditável mas esta lei já estava em vigor há exatos 22 anos, é muito tempo não é?! Quando a proibição entrou em vigor, havia muito temor e ignorância em relação à AIDS.
Mas ainda bem que os Estados Unidos querem ser líderes globais no combate ao HIV/AIDS.
Venhamos e convenhamos, estava passando da hora de agir.

"Nós lideramos o mundo quando o assunto é ajudar a deter uma pandemia de AIDS, mas somos um dos 12 países que ainda barram pessoas com HIV" disse o presidente Obama, lembrando que, entre os outros países adeptos da medida, estão Líbia, Rússia, Coreia do Sul e Sudão.
Fonte: O Globo



                  

Imagem  dos 11 países que ainda proibem a entrada de estrangeiros com o vírus HIV.




Imagem e Vídeo: Jornal da Globo

20:55

Este vídeo é da Sívia Almeida, uma mulher de 44 anos portadora do vírus HIV. Resolvemos colocar este vídeo, pois a Sílvia é uma mulher que está sempre na mídia ajudando nas campanhas de prevenção de DST/AIDS. Pessoal este vídeo é também um alerta, pois ela contraiu a doença em um casamento estável de 14 anos. O vídeo mostra o relato de como é a AIDS na vida dela.


ASSISTAM, É UM VÍDEO MUITO INTERESSANTE!




Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=qYRCGbluLlA&feature=related

Fizemos uma pesquisa com 126 alunos do Centro de Ensino Médio 01 do Gama, que estão cursando o 1° e 2° ano.
Nosso grupo teve a ideia de criar um questionário, para ser uma entrevista mais ampla. Fizemos as perguntas exatamente voltadas para o tema DST, para saber qual o grau de conhecimento que eles tem acerca do assunto, se eles tem recebido  informações adequadas e se está ocorrendo prevenção por parte deles.

Questionário  usado na pesquisa.

A entrevista foi feita com 126 alunos, 74 meninas, 49 meninos e 03 não colocaram o sexo.
Dos 126 alunos que fizeram a pesquisa, somente 3 colocaram que não sabem o que são DST.
72 alunos, responderam que não tem o conhecimento de DST por sexo oral.
52 alunos responderam que já tiveram relação sexual mas somente 31 responderam que usam preservativos em todas as relações sexuais.

Organizamos as perguntas e respostas, de forma simples no word, para verificar os dado.




Depois de verificar os dados da pesquisa, fizemos este gráfico no excel.




17:01

Olá, colocamos hoje alguns vídeos da campanha FIQUE SABENDO. É uma mobilização de incentivo ao teste de aids e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame.
Alguns artistas e pessoas influentes, como a Leila do vôlei, já estão se envolvendo para incentivar a população a fazer o teste e diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/aids.

                    

Outro vídeo da campanha, um pouco mais descontraído. A vida sem dúvida é muito melhor!
                    

Faça o teste.
Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da aids. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua sorologia. Do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia.

É aconselhavél fazer o teste quem tenha passado por uma situação de risco. Faça o teste mais ou menos um mês depois desta situação, pois o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste.

SITUAÇÕES DE RISCO
• Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais;
• Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;
• De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação;
• Por transfusão de sangue.

O teste de aids é gratuito, sigiloso e um direito seu!
Faça o teste e não deixe de pegar o resultado.
Se der negativo...
Se cuide, use sempre camisinha.

E se der positivo?
Lembre-se o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento e acompanhamento gratuitos.



Fonte: YouTube
Link: 1°http://www.youtube.com/watch?v=rsMmVwS91ac&feature=player_embedded
         2°http://www.youtube.com/watch?v=5m88c1e1cM8

16:14

HPV
Olá pessoal, hoje estamos aqui para falar de uma doença que se chama Condiloma Acuminado ou HPV(Human Papilloma Viruses). Sabemos que os maiores meios de comunicação, o rádio e a televisão, costumam dar ênfase ao HIV/AIDS mas vamos falar hoje desta doença, que de acordo com a OMS(Organização Mundial da Saúde), mais de 80% da população mundial tem.
Esta doença é uma infecção causada por um grupo de vírus HPV , que determinam lesões papilares (elevações da pele) as quais, ao se fundirem, formam massas vegetantes de tamanhos variáveis, com aspecto de couve-flor também conhecidas como, jacaré de crista, crista de galo ou verruga genital.
Os locais mais comuns do aparecimento destas lesões são a glande, o prepúcio e o meato uretral no homem e a vulva, o períneo, a vagina e o colo do útero na mulher.
Com alguma frequência a lesão é pequena, de difícil visualização à vista , mas na grande maioria das vezes a infecção é  inaparente, sem nenhuma manifestação detectável pelo paciente, por isso a importância de nós  estarmos sempre fazendo exames preventivos, tanto homens quanto mulheres, pois esta doença geralmente não tem sintomas e nós mulheres já somos assintomáticas em relação a DST.
HPV é o nome de um grupo de virus que inclue mais de 100 tipos. As verrugas genitais ou condilomas acuminados são apenas uma das manifestações da infecção pelo virus do grupo HPV e estão relacionadas com os tipos 6,11 e 42, entre outros. Os tipos 2, 4, 29 e 57 causam lesões nas mãos e pés que são verrugas comuns. Outros tipos tem um potencial maior do que os outros de desenvolver cancêr HPV tipo 16, 18, 45 e 56 e são os que tem maior importância clínica.
 Transmissão
*Contacto sexual íntimo (vaginal, anal e oral). Mesmo que não ocorra penetração vaginal ou anal o vírus pode ser transmitido.
*O recém-nascido pode ser infectado pela mãe doente, durante o parto.
*Pode ocorrer também, embora mais raramente, contaminação por outras vias que não a sexual : em    banheiros, saunas, instrumental ginecológico, uso comum de roupas íntimas, toalhas etc.
Período de Incubação
Semanas à anos. Como não é conhecido o tempo que o virus pode permanecer no estado latente e quais os fatores que desencadeiam o aparecimento das lesões, não é possível estabelecer o intervalor mínimo entre a contaminação e o desenvolvimento das lesões, que pode ser de algumas semanas até anos ou décadas.
Tratamento
O tratamento visa a remoção das lesões que são as verrugas, condilomas e lesões do colo uterino eventualmente, as lesões desaparecem espontaneamente.
Os tratamentos disponíveis são locais cirúrgicos, quimioterápicos, cauterizações e etc.
Não existe ainda um medicamento que erradique o vírus, mas a cura da infecção pode ocorrer por ação dos mecanismos de defesa do organismo.

Fique atento, pois a camisinha não protege 100%, mas é muito importante o uso do começo ao fim da relação.

Assistam o vídeo abaixo, que mostra uma reportagem sobre o HPV.




Vídeo retirado do site jornal hoje no dia 28 de outubro de 2009
Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1069041-7823-MAIS+DE+DA+POPULACAO+MUNDIAL+TEM+O+VIRUS+DO+HPV,00.html

13:35

O vídeo abaixo, mostra algumas doenças, seus sintomas e como tratar. Lembrando sempre que qualquer sintoma que apareça, deve-se procurar um médico o mais rápido possível. O vídeo também ensina como usar  camisinha, que é o método  mais eficiente para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.